quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Reflexo de bom gosto


Usar espelhos para criar composições interessantes dentro de casa é técnica antiga da decoração. Saiba como essa peça pode favorecer os ambientes, conferindo charme ao lar.
Para a arquiteta Ana Flávia Mendonça, uma dica importante é evitar o uso em espaço onde há incidência direta de sol, pois o resultado pode incomodar mais que embelezarEles ampliam, clareiam e dão certo glamour aos ambientes. E é por isso que não é de hoje que os espelhos fazem parte da casa. Mas, para usá-los, é preciso cautela. As dimensões ideais, os cômodos em que podem ser colocados são só alguns fatores a serem considerados antes de instalá-los. Pragmaticamente, a função do espelho é refletir a luz que incide sobre ele. Assim, é formada a imagem do objeto colocado à frente. Mas esse objetivo é muito limitado em vista das possibilidades práticas do objeto. “Em uma casa, ele é muito utilizado para causar o efeito ilusionista de ampliação dos ambientes pequenos”, explica a arquiteta Giselle Madeira.
Além de fazer com que os cômodos pareçam mais espaçosos, tem como vantagem trazer mais luz, requinte e sofisticação, de acordo com a arquiteta Milene Donato. “Sempre usei espelhos, pois considero um curinga na decoração. Além de aumentar visualmente os espaços, têm a vantagem de ser uma decoração fácil e de preço acessível.”
Versáteis, conforme o modelo, podem ser trocados de lugar e são boas alternativas para esconder pequenas imperfeições nas paredes ou na construção. “Uma coisa a ser bem estudada é, obviamente, o local, para que não ofereçam riscos em caso de quebra”, ressalta Milene.
Conferir aconchego, leveza, charme e sofisticação são outros atributos dos espelhos destacados pela designer de interiores Cláudia Valesca. “São infinitas as vantagens, mas exige bom senso do profissional, pois pode pesar na harmonização. Por isso, muito cuidado na proporção e posicionamento. Se estiver disposto de forma inadequada e com muita luz, haverá muito brilho e sensação de excesso visual”, alerta.
Por tudo isso, a arquiteta Ana Flávia Mendonça diz que os espelhos são poderosíssimos na decoração e estão sempre em alta, pois deixam o ambiente muito mais sofisticado. Além disso, podem ser usados como objetos requintados na decoração. Mas há algumas restrições. “Evite o uso de espelhos em espaços onde tenha incidência direta de sol, pois podem incomodar mais do que decorar”, exemplifica.
Outro cuidado é com a escolha do local onde eles ficarão, pois, dependendo do caso, a imagem refletida neles pode comprometer a decoração. “Não podemos esquecer que ele reflete tudo o que está à sua frente. Dê sempre preferência aos lugares que possam refletir objetos e imagens bonitas do ambiente”, indica Ana Flávia.
Com relação ao espaço em que podem ser colocados, praticamente não há restrição, como explica Milene. “Nos quartos, são úteis na hora da escolha do visual. No estar, podem conferir sofisticação; na sala de jantar, multiplicar os assentos; e, nos banheiros, são imprescindíveis e nas cozinhas.”
Giselle Madeira confirma os ambientes em que eles são empregados, inclusive as cozinhas planejadas. Nesse caso, o espelho é colocado nos vidros refletivos do mobiliário. “Fica muito bonito, porém necessita de um cuidado maior para estar sempre limpo por ser cozinha”, lembra a arquiteta.

INTEGRADOS

Outra dica interessante dos especialistas e usar os espelhos aplicados em móveis como mesas de centro e aparadores, ajudando a criar efeitos interessantes. Nos quartos, eles também podem ser usados para revestir as portas dos armários, segundo Milene Donato. No estar, basta pôr um de grandes dimensões no chão, encostado em uma parede. “Cria um efeito imponente. Na sala de jantar, se posicionarmos a mesa encostada numa parede espelhada, teremos os assentos duplicados”, informa. Eles são muito utilizados, ainda, em portas de correr dos armários, principalmente dos quartos, como indica Ana Flávia Mendonça. Colocados nas laterais da cama, marcam a cabeceira e também ampliam o ambiente, conforme explica a arquiteta. “Eles também podem servir como objeto de arte e substituir os quadros na decoração da casa”, sugere.
Não existe uma regra para o uso do espelho, mas é preciso ficar atento ao planejamento do ambiente. Escolha do estilo, tamanho, modelos e a cor do espelho devem estar de acordo com o espaço e em harmonia com os objetos e detalhes, para evitar que fique com aparência muito poluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário